Blog

Aqui você encontra os textos que já escrevi.

Muitos pais se sentem perdidos na hora de escolher uma escola em que os filhos irão estudar. Independente da idade da criança, os pais acabam tendo que pensar em vários detalhes, além das questões práticas, como localização e preço, também surgem questões relacionadas a querer escolher a melhor escola possível para os seus filhos e aí a angústia pode aparecer. Pensando nisso escrevi esse texto com algumas sugestões que podem ajudar nesse momento.

É importante primeiro ter em mente que a escolha deve refletir os valores pessoais da família e aquilo que vai funcionar melhor para vocês. Então primeiro pense sobre aquilo que você espera da escola, o que você não abre mão no aprendizado do seu filho, se facilitar, faça uma lista do que é prioridade na hora de escolher uma escola. É a localização? É o fato de oferecerem atividades extracurriculares? É importante para você que a escola seja menor, mais focada naquela fase em que a criança está ou que a escola seja maior, com a criança passando vários anos ali? Colocar essas prioridades no papel pode ajudar a já descartar algumas escolas.

O próximo passo nessa jornada é o da investigação, com ela você vai saber mais sobre a metodologia de cada escola, vale visitar a escola, conversar com outros pais que tenham filhos matriculados lá, seja no horário de saída do colégio ou buscando amigos ou conhecidos que tenham crianças frequentando aquela escola. Ao conhecer melhor o modelo de ensino da escola você tem a possibilidade de se sentir mais seguro em deixar seu filho ali e, com você se sentindo mais seguro, a adaptação dele pode se tornar um pouco mais fácil. Uma outra possibilidade interessante é visitar as escolas preferidas por vocês junto com a criança e estar atento ao que ela demonstra sentir naquele espaço, se ela simpatiza com o ambiente, como tratam seu filho, podendo até mesmo conversar depois com a criança sobre o que ela gostou ou não naquela escola, afinal é ela que passará a maior parte do tempo lá.

Outro ponto a se levar em consideração é o espaço físico da escola, há área externa para as crianças brincarem? Quanto tempo por dia elas passam lá? Quantas pessoas tomam conta das crianças nesse momento de recreação? É crucial saber a importância que a escola dá para a brincadeira porque ela é um fator essencial no desenvolvimento infantil.

Também é importante saber qual é a política da escola se as crianças brigarem ou se uma morder a outra, como a escola impõe a disciplina? Ao saber como a escola lida com esses tipos de situações você pode avaliar se essa forma da escola lidar com isso está de acordo com aquilo que você acredita.

A escola ideal não existe, o que vai existir é aquela escola em que a criança se sente bem e que vai ajudar a criança no seu processo de aprendizado.

One thought on “Dicas para escolher a escola do seu filho

  1. Gostei da postagem.
    Assunto muito grelevante, espero conseguir fazer um a Boa escolha, obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *